sábado, 29 de dezembro de 2012

A SACRALIDADE DA FAMÍLIA PELA SAGRADA FAMÍLIA

SAGRADA FAMÍLIA, ROGAI POR NÓS
 
Se o Natal tiver sido ao domingo; não tendo sido assim, a Sagrada Família celebrar-se-á no domingo dentro da Oitava do Natal.
Da alocução de Paulo VI, Papa, em Nazaré, 5.1.1964:

O exemplo de Nazaré:

Nazaré é a escola em que se começa a compreender a vida de Jesus, é a escola em que se inicia o conhecimento do Evangelho. Aqui se aprende a observar, a escutar, a meditar e a penetrar o significado tão profundo e misterioso desta manifestação do Filho de Deus, tão simples, tão humilde e tão bela. Talvez se aprenda também, quase sem dar por isso, a imitá-la.
Aqui se aprende o método e o caminho que nos permitirá compreender facilmente quem é Cristo. Aqui se descobre a importância do ambiente que rodeou a sua vida, durante a sua permanência no meio de nós: os lugares, os tempos, os costumes, a linguagem, as práticas religiosas, tudo o que serviu a Jesus para Se revelar ao mundo. Aqui tudo fala, tudo tem sentido. Aqui, nesta escola, se compreende a necessidade de ter uma disciplina espiritual, se queremos seguir os ensinamentos do Evangelho e ser discípulos de Cristo. Quanto desejaríamos voltar a ser crianças e acudir a esta humilde e sublime escola de Nazaré! Quanto desejaríamos começar de novo, junto de Maria, a adquirir a verdadeira ciência da vida e a superior sabedoria das verdades divinas!
Mas estamos aqui apenas de passagem e temos de renunciar ao desejo de continuar nesta casa o estudo, nunca terminado, do conhecimento do Evangelho. No entanto, não partiremos deste lugar sem termos recolhido, quase furtivamente, algumas breves lições de Nazaré.
Em primeiro lugar, uma lição de silêncio. Oh se renascesse em nós o amor do silêncio, esse admirável e indispensável hábito do espírito, tão necessário para nós, que nos vemos assaltados por tanto ruído, tanto estrépito e tantos clamores, na agitada e tumultuosa vida do nosso tempo. Silêncio de Nazaré, ensina-nos o recolhimento, a interioridade, a disposição para escutar as boas inspirações e as palavras dos verdadeiros mestres. Ensina-nos a necessidade e o valor de uma conveniente formação, do estudo, da meditação, da vida pessoal e interior, da oração que só Deus vê.
Uma lição de vida familiar. Que Nazaré nos ensine o que é a família, a sua comunhão de amor, a sua austera e simples beleza, o seu caráter sagrado e inviolável; aprendamos de Nazaré como é preciosa e insubstituível a educação familiar e como é fundamental e incomparável a sua função no plano social.
Uma lição de trabalho. Nazaré, a casa do Filho do carpinteiro! Aqui desejaríamos compreender e celebrar a lei, severa mas redentora, do trabalho humano; restabelecer a consciência da sua dignidade, de modo que todos a sentissem; recordar aqui, sob este teto, que o trabalho não pode ser um fim em si mesmo, mas que a sua liberdade e dignidade se fundamentam não só em motivos econômicos, mas também naquelas realidades que o orientam para um fim mais nobre. Daqui, finalmente, queremos saudar os trabalhadores de todo o mundo e mostrar-lhes o seu grande Modelo, o seu Irmão divino, o Profeta de todas as causas justas que lhes dizem respeito, Cristo Nosso Senhor.

João Paulo II, na Carta dirigida à família, por ocasião do Ano Internacional da Família, 1994, escreve:

A Sagrada Família é a primeira de tantas outras famílias santas. O Concílio recordou que a santidade é a vocação universal dos batizados (LG 40). Como no passado, também na nossa época não faltam testemunhas do "evangelho da família", mesmo que não sejam conhecidas nem proclamadas santas pela Igreja...

A Sagrada Família, imagem modelo de toda a família humana, ajude cada um a caminhar no espírito de Nazaré; ajude cada núcleo familiar a aprofundar a própria missão civil e eclesial, mediante a escuta da Palavra de Deus, a oração e a partilha fraterna da vida! Maria, Mãe do amor formoso, e José, Guarda e Redentor, nos acompanhem a todos com a sua incessante proteção.


Sagrada Família de Nazaré, rogai por nós!
FONTE: CANÇÃO NOVA

sábado, 8 de dezembro de 2012

SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA POR Pe. José Otácio


SOLENIDADE DA IMACULADA
CONCEIÇÃO DE MARIA
 


Lc 1,26-38: “EIS AQUI A SERVA DO SENHOR”. O maior título de honra que possa ter uma criatura na relação com Deus é o de “servo”; Isso é ainda mais enobrecido se este servo estiver sempre disposto a fazer a vontade de seu Senhor. Criado para sermos santos e irrepreensíveis no amor, não nos deveria criar nenhuma surpresa se alguém realmente o fosse. Não julguemos o plano de Deus pelo nosso pecado, mas pela generosa e potente graça de Deus. Diz nossa fé que a redenção de Cristo resgatou Maria antes que ela experimentasse o contágio do pecado original. Então a Virgem Maria estava destinada a não ter pecado? Sim, como por eu e por você Cristo deu a vida para sermos sem mancha (cf. Ef 5,27). Necessariamente ela não pecaria? Não. A redenção antes do contágio não indica impecabilidade. Para que isso acontecesse, Maria teve que, a cada escolha, aderir LIVREMENTE à vontade de Deus. Mas onde está isso na Bíblia? Está em toda a Bíblia! Toda a Bíblia fala da força da graça e da possibilidade da criatura dizer sim ao seu Deus. Que uma criatura o tenha feito é algo especialíssimo, como especialíssima é sua missão. Ademais, quem disse que a letra da Bíblia é a única fonte para nossa fé? Interroguemos a própria Bíblia e os padres da Igreja e os Concílios e ouviremos deles que as coisas que Deus revelou estão, antes, escritas na vida da Igreja e só depois no Livro. Irmãos esse mistério é grande, que uma criatura seja toda disposta à graça, onde a mão suja do ser humano não tenha tocado! São Tomás acreditava ser impossível que uma criatura fosse sem pecado, pois Paulo diz que “todos pecaram e estão privados da glória de Deus”. O princípio paulino continua válido, pois o que interessa a ele é afirmar a universalidade da redenção de Cristo. Ora, da fila dos redimidos ninguém está dispensado, nem a Virgem Maria! A virgem Maria não ter o contágio do pecado original não é por nenhum mérito dela, é por pura e gratuita graça de Deus; graça que vem da páscoa de Jesus. Só é possível entender isso se admitirmos que a graça de Cristo já agisse nos patriarcas e profetas; que essa mesma graça agiu na geração da Virgem Maria. Só sabemos isso porque o Espírito continua conduzindo a Igreja ao conhecimento da verdade plena, como foi prometido por Jesus. Ave Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo. Bendita és tu entre as mulheres.

 
 
Pe. José Otácio Oliveira Guedes
Pároco da Paróquia de São Pedro em Venda das Pedras/Itaboraí/RJ
Sacerdote da Arquidiocese de Niterói/RJ
Atuou no Seminário Arquidiocesano de Niterói sendo vice-reitor
Assessor da
Pastoral Universitária da Arquidiocese de Niterói 

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

FESTA DE SANTO ANDRÉ - VAMOS REFLETI-LA COM O Pe. JOSÉ OTÁCIO?

Pe. José Otácio
 
Mt 4,18-22: “IMEDIATAMENTE O SEGUIRAM”. Hoje celebramos a festa litúrgica de Santo André, apóstolo. Hoje a palavra me pede decisão de deixar tudo que possa me impedir de seguir Jesus: coisas (barcos e redes) e vínculos (pais, etc). O que Deus pede é sempre melhor para nós. Eu creio! A exigência do Reino não vai bem com concessões, com conveniências e fidelidade à meia boca; Deus pede tudo! Vai e vende tudo! Senhor, dai-me um conhecimento profundo da vossa vontade e a força interior para a ela aderir de mente e afeto. Amém.
 
Por. Pe. José Otácio de Oliveira Guedes
Pároco da Paróquia de São Pedro Apóstolo de Venda das Pedras/RJ
Foi Vice-reitor do Seminário São José de Niterói
Padre pertencente a Arquidiocese de Niterói/RJ
 
 

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

VAMOS MEDITAR O EVANGELHO COM O GPP MACEIÓ?

 
Evangelho (Lucas 21,20-28)

Quinta-Feira, 29 de Novembro de 2012
34ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras.
23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
FONTE: CANÇÃO NOVA

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

TEXTO BASE DO GPP

 
 
Amados amigos, a partir deste link vocês poderão acessar o texto base elaborado pela CNP
 
Por: GPP Maceió/Alagoas/NE: Leandro, João Paulo, Taniângelo

MOVIDOS PELA FÉ - POR Pe. EDUARDO BRAGA PARA O ANO DA FÉ.

Pe. Eduardo Braga
 
 
Artigo do Padre Dudu       
 
O homem é verdadeiramente criado para aquilo que é grande, para o infinito. Todas as gerações sentem este impulso de ir além do habitual, do comum, do natural. Precisamos da referência ao transcendente, ao sobrenatural, ao mundo espiritual. Em uma palavra: Precisamos aceitar o dom da fé e abraça-la!

Nós, católicos, no mundo inteiro começamos a viver o Ano da Fé (11 de Outubro de 2012 à 24 de Novembro de 2013). O pedido do nosso Papa, Bento XVI, é que os crentes possam redescobrir a alegria de crer. Não pensar a fé como um elemento a mais da vida, mas como o próprio fundamento da nossa existência.

A vida movida pela fé não é apenas totalmente da vida de sentimento, mas em grande parte dos casos, é completamente oposta a ela. Aquele que vive por sensações só pode seguir a vontade de Deus ou buscar do alto quando estão ''bem''; caso contrário, se seu sentimento de alegria cessar, todas as suas atividades cessam. Isto não acontece com aquele que caminha pela fé. A nossa fé está ancorada Naquele em quem cremos e não em nós que exercitamos a ato de crer. Em outras palavras: A fé não olha primeiro para o que acontece comigo; mas para Aquele em quem eu creio. A fé contempla a Deus, enquanto o sentimento contempla o próprio ego.

Deus não muda! Ele é o mesmo nos dias nublados ou ensolarados. Por isto, aquele que vive pela fé é tão imutável quanto Deus! Ele expressa a sua fé da mesma forma ao passar pelo dia ou pela noite; mas aquele que se apoia no mundo dos sentimentos, deve seguir sua existência de altos e baixos porque os seus sentimentos estão sempre mudando. Fé não é sentir. Fé é saber! Saber que Deus agirá, que nunca me deixará, que sou vencedor.

O que Deus espera de nós, neste tempo de homens e mulheres tão frágeis, de religiões tão convenientes e ligths é que nós, seus filhos, não sejamos levados pelas ondas dos sentimentos, mas que caminhemos crendo Nele. Esta é a estrada da fé: Mover-se no horizonte da Vontade de Deus que não presta à atenção à emoção, mas exclusivamente aos propósitos de Deus.

Que Deus reanime a tua fé!

Pe. Dudu
Pe. Eduardo Braga
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito
Vicariato Rura/Arquidiocese de Niterói
Vigário Episcopal do Vicariato Rural
Fundador da Fraternidade Sacerdotal do Cenáculo
Propagador e divulgador dos escritos
da Beata Elena Guerra
Como: O Retorno da Igreja ao Cenáculo
Escritos de Fogo
Renascer no Espírito Santo
A Mulher de Pentecostes e do Cenáculo

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

HOMILIA DIÁRIA

Como é grande o amor de Jesus pelos homens! 

Postado por: homilia

novembro 22nd, 2012
 
No Evangelho de hoje, Jesus chora sobre Jerusalém. Ele presencia que a Cidade Santa não sabe qual é o caminho da verdadeira paz. Os olhos dela estão como que tapados. Ela se tornou o centro da exploração e opressão do povo, enveredando por um caminho que é o avesso da paz.
Ela será destruída, porque não quer reconhecer, na visita do Mestre, a ocasião para mudar as próprias estruturas injustas, abrindo-se ao apelo d’Ele.
Jesus chora, porque gostaria de juntar aquele povo “como uma galinha junta seus pintinhos”. Meu irmão, você conhece essa cena? A galinha junta os pintinhos com as asas e os protege. O senhor é assim mesmo! Ele se utiliza de uma linguagem bem humana para que possamos compreendê-Lo.
Veja que comparação Ele faz! E como é grande Seu amor pela humanidade, narrado neste trecho do Evangelho à cidade de Jerusalém. Ele deseja muito abrir Seus braços agora e acolher a todos. Deixe-se ser acolhido por Cristo!
Foram duas ocasiões muito solenes aquelas em que os textos sagrados nos dizem que Jesus chorou. Chorou diante do sepulcro, onde jazia Seu amigo Lázaro, morto há quatro dias; chorou quando sentiu, no mais íntimo do Seu coração, a incredulidade da santa cidade de Jerusalém.
Jesus é Deus (único, sem dúvida), que chora pela situação triste e ímpia deste mundo perdido. Parece um contraste, algo incoerente, Deus chorar pelos homens, mas não é incoerência, porque Ele é o único Deus que ama o mundo de tal maneira que se dá como sacrifício para que todo aquele que n’Ele crê não morra, mas tenha a vida eterna.
Olhemos este texto e vejamos com que amor Deus se ocupa de nós. Como se dá a Si mesmo. Como sofre, vendo a cidade entregue às suas impiedades e dominada pelos vendilhões da religião. Como chora sobre ela e ora para que abra os olhos para as suas oportunidades, ainda de pé, mas em breve perdidas.
Esta cidade sou eu, esta cidade é você quando não queremos nos converter nem, acatando os ensinamentos de Deus, nos salvar. Então, Cristo continua chorando por você e por mim: “Jerusalém, Jerusalém, como gostaria que visses as tuas oportunidades, mas tu queres continuar de olhos fechados. Como queria que abrisses os olhos, mas tu preferes continuar de olhos fechados e não ver a verdade. Como quis ajuntar os teus filhos como a galinha ajunta os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste. Porque assim queres, os teus inimigos te sitiarão de todos os lados, serás totalmente derrubada e em ti não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada”.
Não nos revemos na situação de rebeldia de Jerusalém?
Arrependemo-nos enquanto é tempo. Aceitemos a misericórdia de Jesus, que chora pela nossa triste e condenável situação de pecadores perdidos. Vamos ao encontro do Cristo que nos chama com amor infinito, e viveremos!
Ai de nós, que não sabemos reconhecer a bondade de Deus ao nosso lado no dia a dia. Que estejamos sempre atentos e conscientes com os bens que temos, sobretudo o bem da paz e da vida.
Padre Bantu Mendonça

VAMOS REZAR O EVANGELHO DE HOJE COM O GPP MACEIÓ?

 
Santa Cecília
 
 
Evangelho (Lucas 19,41-44)

Quinta-Feira, 22 de Novembro de 2012
Santa Cecília

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

HOMILIA DIÁRIA

A ENCANTADORA HISTÓRIA DE ZAQUEU

O Evangelho de hoje nos apresenta a encantadora história de Zaqueu. Jesus chegou a Jericó. Não é a primeira vez que vai e, nesta ocasião, ao aproximar-se, também curou a um cego (v. Lc 18, 35 ss). Isto explica por que há tanta multidão esperando-o. Zaqueu, «chefe de publicanos e rico», para vê-lo melhor, sobe em uma árvore no caminho que as pessoas seguem (logo na entrada de Jericó há ainda um velho sicômoro que seria o de Zaqueu!).
«Quando Jesus chegou àquele lugar, levantando os olhos lhe disse: “Zaqueu, desce logo; porque convém que hoje eu fique em sua casa”. Apressou-se a descer e lhe recebeu com alegria. Ao vê-lo, todos murmuravam dizendo: “Foi hospedar-se na casa de um homem pecador”».
O episódio serve para evidenciar, uma vez mais, a atenção de Jesus pelos humildes, os rejeitados e desprezados. Seus concidadãos desprezavam a Zaqueu porque praticava injustiças com o dinheiro e com o poder, e possivelmente também porque era pequeno de estatura; para eles, Zaqueu não é mais que «um pecador». Jesus, ao contrário, vai encontrar-lhe em sua casa; deixa a multidão de admiradores que lhe recebeu em Jericó e vai para a casa somente de Zaqueu. Faz como o Bom Pastor, que deixa as noventa e nove ovelhas para buscar a que completa a centena, a que se perdeu.
Também a atuação e as palavras de Zaqueu contêm um ensinamento. Estão relacionadas com a atitude para com a riqueza e para com os pobres. Deste ponto de vista, o episódio de Zaqueu deve ser lido com o fundo das duas passagens que lhe precedem, a do rico e a do jovem rico.
O rico negava ao pobre até as migalhas que caiam de sua mesa; Zaqueu dá a metade de seus bens aos pobres. O rico usa de seus bens só para si e para seus amigos ricos que lhe podem corresponder; Zaqueu usa seus bens também para os demais, para os pobres. A atenção, como se vê, está no uso que se deve fazer das riquezas. As riquezas são iníquas quando se equiparam, subtraindo-as aos mais frágeis e empregando-as para o próprio luxo desenfreado; deixando de ser iníquas quando são fruto do próprio trabalho e se põem a serviço dos demais e da comunidade.
Confrontar o episódio do jovem rico é igualmente instrutivo. Ao jovem rico Jesus diz que “venda tudo o que tem e dê aos pobres” (Lc 18, 22); com Zaqueu, se contenta com sua promessa de dar aos pobres a metade de seus bens. Zaqueu, em outras palavras, continua sendo rico. A tarefa que realiza lhe permite seguir sendo rico, inclusive depois de ter renunciado à metade de seus pertences.
Isto retifica uma falsa impressão que se pode ter de outras passagens do Evangelho. Não é a riqueza em si o que Jesus condena sem apelação, mas o uso iníquo dela. Existe salvação também para o rico! Zaqueu é a prova disto. Deus pode fazer o milagre de converter e salvar a um rico sem, necessariamente, reduzi-lo ao estado de pobreza. Uma esperança, esta, que Jesus não negou jamais e que inclusive alimentou, não desdenhando frequentar, Ele, o pobre, também a casa de alguns ricos e chefes militares.
Certo: Ele jamais encontrou os ricos nem buscou seu favor suavizando, quando estava em sua companhia, as exigências de seu Evangelho. Completamente ao contrário! Zaqueu, antes de ouvir o que lhe foi dito: “Hoje chegou a salvação a esta casa”, teve que tomar uma valente decisão: dar aos pobres a metade de seu dinheiro e dos bens acumulados, reparar as fraudes cometidas em seu trabalho restituindo o quádruplo. O caso de Zaqueu se apresenta, assim, como o reflexo da conversão evangélica que é sempre – e por sua vez – conversão a Deus e aos irmãos.
O Zaqueu de hoje sou eu e é você, a quem Jesus chama: “Desce depressa… a salvação chegou em sua casa”.
Padre Bantu Mendonça

http://blog.cancaonova.com/homilia/

terça-feira, 13 de novembro de 2012

SIGNIFICADO DA LOGO DO ANO DA FÉ.

JÁ VIU A LOGO DO ANO DA FÉ? VAMOS ANALISAR?
 
 
          No campo quadrado e com borda, encontra-se simbolicamente representada a nau, imagem da Igreja, que navega sobre águas sutilmente esboçadas.
           O mastro principal é uma cruz que iça as velas. Estas por sua vez, realizam o Trigama de Cristo (IHS). E, ao fundo das velas, aparece o sol que associado ao Trigama remete à Eucaristia.
 
 

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

HOJE TEM GPP? TEM SIM, SENHOR

 
GENTE PARA A GLÓRIA DE DEUS, HOJE TEM ENCONTRO DE AMIGOS-IRMÃOS, HOJE TEM GPP. E VOCÊ QUE ESTÁ VENDO ESTE BLOG SINTA-SE CONVIDADO A ESTAR CONOSCO PARA QUE UNIDOS DE CORAÇÃO A GENTE POSSA VIVER EM COMUM, O AMOR, A FÉ E A FRAÇÃO DO PÃO. POIS O ESPÍRITO SANTO NOS ENSINA A VIVER A REALIDADE DE COMUNIDADE QUE VIVEMOS.
SOMOS O GPP MACEIÓ E TE CONVIDAMOS A PARTICIPAR CONOSCO.
 
BOM DIA E ATÉ LÁ.
 
LOCAL: SEDE DA RCC DE MACEIÓ
O QUE LEVAR? SUA BÍBLIA E DISPONIBILIDADE E O RESTO DEIXA O COM O ESPÍRITO SANTO E CONOSCO...
 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

REFLEXÃO DA PALAVRA DE DEUS COM Pe. JOSÉ OTÁCIO GUEDES

Pe. José Otácio Oliveira Guedes
 
Lc 14,25-33: “SE ALGUÉM VEM A MIM, MAS NÃO ME PREFERE A SEU PAI E SUA MÃE, SUA MULHER E SEU FILHOS, SEUS IRMÃOS E SUAS IRMÃS, E ATÉ À SUA PRÓPRIA VIDA, NÃO PODE SER MEU DISCÍPULO” (v. 26). A disponibilidade para o dicipulado exige total esvaziamento: nada preferir a Jesus Cristo, estando disposto a tudo renunciar por causa dele, por causa da vontade de Deus. Você está disposto a renunciar os olhos...
com os quais você está lendo esta reflexão? Está disposto a renunciar a revolta, a brabeza se algo contrariar você? Estaríamos dispostos a renunciar nossa vida gostosa, nossos planos de futuro, nossas estratégias de molhorias de vida? Somos chamados a viver “como se não” (cf. 1Cor 7,29-32): ter as coisas, ocupara as funções, viver as relações “como se não” fosse assim, com extrema liberdade interior. Tudo deve ser sacrificado no altar da vontade de Deus. Que nosso primeiro amor se renove sempre!

Pe. José Otácio de Oliveira Guedes
Paróco da Paróquia de São Pedro em Venda das Pedras/Itaboraí/RJ
Sacerdote da Arquidiocese de Niterói
Foi vice-reitor do Seminário São José de Niterói/RJ

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

ERUR-NE 2012

E AÍ PROFISSIONAL, VOCÊ VAI PARA O ERUR-NE?
 
 
Maiores informações:
 
erur-ne2012.universidadesrenovadas.com
Tel: (82) 3336-5454
 
Certificado de 30h expedido pela UFAL
 
 
REALIZAÇÃO: RCC/MUR/PROFISSIONAIS DO REINO
 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

VAMOS REZAR O EVANGELHO COM SANTA TERESINHA E O GPP?

SANTA TERESINHA - PADROEIRA DAS MISSÕES
ROGAI POR NÓS
 
Evangelho (Lucas 9,46-50)

Segunda-Feira, 1 de Outubro de 2012
Santa Teresinha do Menino Jesus

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando, pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”.
49João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. 50Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
LINK: CANÇÃO NOVA

GPP SANTANA - DESCOBRE O SENTIDO DO GPP

 
QUAL É O SENTIDO DE UM GPP SE NÃO SER MISSIONÁRIO?

"GOSTARIA DE PARTILHAR COM TODOS VOCÊS UM TESTEMUNHO DE UMA JOVEM UNIVERSITÁRIA DE 23 ANOS QUE MORA AQUI EM SANTANA E TENTOU SUICÍDIO, ATRAVÉS DE ENFORCAMENTO COM CORDAS. UMA MEMBRA DO GPP QUE TRABALHA NA ESCOLA COM ELA CONVIDOU-NOS PARA VISITÁ-LA DIAS APÓS O ACONTECIDO, NA VISITA (SEXTA FEIRA DIA 21)PUDEMOS OUVI-LA E SABER SE QUERIA A NOSSA AJUDA, ELA AFIRMOU QUE SIM, QUE PRECISAVA MUITO E QUE SOZINHA NÃO IA CONSEGUIR SUPERAR.... MUITO EMOCIONADA POR ESTAR VIVA DEPOIS DE TODO O CHOQUE QUE HAVIA PASSADO JUNTAMENTE COM SUA FAMÍLIA, (A MÃE PARECIA MAIS ABALADA QUE ELA). ENTAO, DEPOIS DE UMA BOA CONVERSA, ORAÇÃO E REFLEXÃO DA PALAVRA: (ISAÍAS 43: 1-10) CONVIDAMOS ELA PARA VIR AO GPP, E LA SE DISPOS E DECIDIMOS COMEMORAR O ANIVERSÁRIO SURPRESA DELA NA SEGUNDA(DIA 24) POIS NA TERÇA COMPLETOU 23 ANOS. FOMOS BUSCÁLA EM CASA, POIS SUA SÁUDE ESTÁ FRAGILIZADA E ACOLHEMOS ESTA FILHA DE DEUS, REZAMOS POR ELA , PEDINDO AO SENHOR A CURA E A LIBERTAÇÃO E DEPOIS PARTILHAMOS A ORAÇÃO E A PALAVRA, DURANTE A PARTILHA OUVIMOS UM TESTEMUNHO DE UMA MEMBRA DO GPP QUE NOS EMOCIONOU, POIS RELATOU TODO O SOFRIMENTO E VITÓRIA DE SUA VIDA A FIM DE REANIMAR AQUELA JOVEM QUE PENSARA EM DESISTIR DE VIVER POR NÃO SABER RESOLVER OS SEUS CONFLITOS CONJUGAIS E PESSOAIS E SE DESPERAR, CHEGANDO A DIZER QUE DEUS NÃO EXISTIA POR NÃO AJUDÁ-LA EM SEU SOFRIMENTO, ELA SE MOSTROU ARREPENDIDA E ADMITIU ESTÁ AFASTADA DE DEUS E DE SUA IGREJA, MAS DESEJA VOLTAR E RECOMECAR SUA VIDA.
FOI LINDO TUDO QUE DEUS FEZ NELA E EM CADA UM DE NÓS,FOI UMA LIÇÃO PARA TODOS NÓS......ENTAO COM DIREITO A VELINHA E TUDO COMEMORAMOS A FESTA DE ANIVERSÁRIO , ELA PARECIA UMA CRIANÇA NO SEU PRIMEIRO ANIVERSÁRIO......... ESTAVA MUITO FELIZ E NÓS MUITO MAIS EM PODER AJUDÁLA E EM FAZER PARTE DA SUA NOVA HISTÓRIA DE VIDA.
ELA RESUMIU O SEU AGRADECIMENTO NESTAS PALAVRAS: OBRIGADA POR ME MOSTRAREM O NOVO SENTIDO DE VIVER, ESTOU LEVE E MAIS CONFIANTE, NASCI DE NOVO E QUERO RECOMEÇAR A MINHA VIDA, ESTE ANIVERSÁRIO É O MEU PRIMEIRO ANO DE VIDA.
ESTA REUNIÃO MARCOU AS NOSSAS VIDAS.........
ESPERAMOS QUE ELA RETORNE AO GPP PARA ACOMPANHARMOS E CONTINUARMOS A NOSSA MISSÃO DE LEVAR O AMOR DE DEUS PRA ELA E PRA TANTOS QUE NECESSITAM DESSE AMOR E QUE POR DESCONHECEREM CHEGAM A TIRAR SUAS VIDAS OU DESTRUÍ-LA POUCO A POUCO.

"EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA E PARA QUE A TENHAM EM ABUNDÂNCIA" (JO.10,10)

Este convite da Mãe do Senhor e nossa, ecoou no pedido que o Papa Bento XVI fez à Igreja Latino-americana e do Caribe, por ocasião da V CELAM: sermos “Discípulos e missionários de Jesus Cristo para que, Nele, nossos povos tenham vida”.


REFLEXÃO:

COMO ESTÁ A MINHA VIDA?
COMO ESTÁ A VIDA DOS MEUS IRMÃOS DE CAMINHADA?
O QUE POSSO FAZER PARA MELHORAR OU MOSTRAR CAMINHOS DE
VIDA NOVA AQUELES QUE PERDERAM O SENTIDO DE VIVER POR NÃO SE SENTIREM AMADOS?REFLITAMOS E CONTINUEMOS A MISSÃO DE JESUS E PROPAGEMOS O SEU AMOR QUE CURA, SALVA E LIBERTA E GERA VIDA NOVA............
NÃO DESISTA DA SUA MISSÃO, POIS COMO VIMOS ELA É ESSENCIAL PARA A VIDA DE MUITOS.......


PROFISSIONAIS DO REINO :"SEJA NO MUNDO O QUE A ALMA É NO CORPO"
UMA BOA SEMANA PARA TODOS!!!"

DANIELA SOARES
Coordenadora MUR/Palmeira
Coordenadora GPP/Santana
 
 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

VAMOS MEDITAR O EVANGELHO DE HOJE EM HONRA A SÃO VICENTE DE PAULO

São Vicente de Paulo
 
Evangelho (Lucas 9,7-9)

Quinta-Feira, 27 de Setembro de 2012
São Vicente de Paulo

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Link consultado: Canção Nova
 
 
 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

VAMOS MEDITAR O EVANGELHO DE HOJE?

 
Evangelho (Lucas 9,1-6)

Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2012
São Cosme e São Damião

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Link disponível:
 
 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

VAMOS MEDITAR O EVANGELHO DE HOJE COM O GPP MACEIÓ?

 
Evangelho (Lucas 8,19-21)

Terça-Feira, 25 de Setembro de 2012
25ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Evangelho extraído de:


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

EVANGELHO DE HOJE

 
Evangelho (Lucas 8,16-18)

Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2012
25ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto.
18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 

sábado, 22 de setembro de 2012

MOMENTOS DO RETIRO ANUAL NA PARTE DA NOITE

MEMBROS AGUARDANDO A CHEGADA DO
LUIZ FERNANDO
 
ÉDER, MARIANA, REJANE E LEO LIRA
 
SIVONALDO, PÂMELA (GOU) E ROSANE

TODOS ATENTOS A PALAVRA DO FERNANDO

CONCENTRAÇÃO GERAL

MEMBROS DO GPP E LUIZ FERNANDO

MOMENTO DA NOITE - RETIRO ANUAL DOS PROFISSIONAIS

LUIZ FERNANDO - BOM PASTOR
 
 
        O momento da noite do Retiro Anual do GPP/Alagoas foi marcado pela presença de Luiz Fernando, da Comunidade de Aliança Rosa Mística, que trouxe até nós um passeio sobre a Palavra de Deus que neste a Renovação Carismática Católica medita: A FIGURA DO BOM PASTOR.
 
        PALAVRA MEDITADA: (Jo, 10, 1-18), onde a função do Pastor é o zelo, o cuidado pela ovelha. Assim, ele recebe a vida das ovelhas e as faz crescer conforme o coração de Jesus. Alí, ele acompanha o crescimento dela, mas não a domina, ou seja, ele nem quer que ela seja como ele e nem a impede de ser o que ela precisa ser, o que Deus quer que ela seja. E que mesmo sendo dono da ovelha, o BOM PASTOR não se faz dono da ovelha e nem rouba seus sonhos.
        O BOM PASTOR conduz a ovelha à verdade, pois com ele não tem a sua verdade. Mas a verdade que Jesus aponta.
        O PASTOR precisa dar limites e precisa ter equilíbrio e maturidade. O que vai dar segurança às ovelhas.
 
 
LUIZ FERNANDO ALENCAR
COMUNIDADE DE ALIANÇA ROSA MÍSTICA

 

          
         Analisando com os membros do GPP/Alagoas, Luiz Fernando mostrou-nos vários aspectos relacionados a figura do BOM PASTOR.
        
 


MOMENTOS DA TARDE DO RETIRO ANUAL DOS PROFISSIONAIS

MOMENTO DA TARDE PARTILHA SOBRE A VONTADE DE DEUS.
 
JOÃO PAULO INICIA REZANDO

MOMENTO DE SUA PARTILHA

MARIANA, LEO E PÂMELA (GOU CESMAC)
ATENTOS A PALAVRA
ROSANE, EDER (GPP DE SANTANA) E MARIANA

ATENTOS A PALAVRA PROFERIDA:
SIVONALDO E REJANE

MOMENTO DA TARDE - PALAVRA DO COORDENADOR ESTADUAL GPP/Alagoas

PALAVRA DO COORDENADOR ESTADUAL DO GPP/Alagoas

 
 
 
A VONTADE DE DEUS
 
        Na parte da tarde o nosso coordenador estadual e representante regional dos profissionais no Nordeste, João Paulo, trouxe-nos uma reflexão sobre a vontade de Deus para nós e nos deu dicas preciosas. Vejamos:
        Qual é a vontade de Deus para nós? Só seremos felizes quando fizermos a vontade de Deus, seja ela para a nossa vida de missão, pessoal ou profissional.
         Palavra para reflexão: Mt 12, 46ss
         Fazer a vontade de Deus não é fácil, pois não sabemos qual é a sua vontade para nossas vidas.
         DICAS:
        - Intimidade com Deus
        - Confiança
        - Medo
 
        Somos incoerentes quando não fazemos a vontade de Deus.
 

        JOÃO PAULO DA SILVA
COORDENADOR ESTADUAL DO GPP/Alagoas
REPRESENTANTE REGIONAL DOS PROFISSIONAIS NE.

COMENTÁRIO DO CÔNEGO WALFRAN PARA OS PROFISSIONAIS

HOMILIA DO CÔNEGO WALFRAN  NO RETIRO ANUAL DO GPP/ALAGOAS
 
 
Reflexão da Parábola do Semeador
 

        Deus nos falou através do Côn. Walfran a respeito de nossa preocupação com a quantidade, que precisa-se crescer a qualidade.
        A primeira impressão que temos quando nos deparamos com a Parábola do Semeador é que somos a terra boa. Mas quantos frutos estamos produzindo ou já produzimos?
        O tempo de caminhada nos leva a um amadurecimento, mas não querendo desprezar a quantidade de pessoas que têm contato com a Palavra, mas o essencial é a qualidade.
 
 
Texto refletido pelo Cônego Walfran
Diretor Espiritual do MUR/GPP/RCC-Al
E meditado por Sivonaldo
Membro do GPP União dos Palmares

MOMENTOS DA PARTE DA MANHÃ

Refletindo sobre o deserto

Reflexão do deserto
 
 
O ALTAR DA CAPELA
 
AO LADO O SACRÁRIO, AO CENTRO A MESA DO PÃO
E AO FUNDO A MESA DA PALAVRA

Momentos antes da Santa Missa


Participante Rosane recebe o Senhor Jesus pelas
mãos do Cônego Walfran

Sivonaldo recebe o Senhor Jesus

Zelo Sacerdotal - Dá-nos a certeza de que
somos filhos amados

Taniângelo, meditando e contemplando o Senhor

Reflexão e contemplação

Integrantes do GPP/Alagoas após a Santa Missa
com o seu Pastor Cônego Walfran, escolhido por
Jesus Pastor dos Pastores




 
 
 
 

RETIRO DO GPP ALAGOAS

RECANTO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
 
 
      JÁ ESTÁ EM ANDAMENTO O RETIRO DO GPP/ALAGOAS. NELE ESTÃO PRESENTES OS TRÊS GPPs ATUANTES DE ALAGOAS: GPP MACEIÓ, GPP SANTANA E O GPP UNIÃO. O RETIRO ACONTECE DESDE A MANHÃ DESTE SÁBADO ATÉ A TARDE DESTE DOMINGO. AOS QUE NÃO PUDERAM ESTAR PRESENTES, CONTAMOS COM AS ORAÇÕES PORQUE DEUS TEM MUITO A FAZER EM NÓS NESSES DIAS.
 


sexta-feira, 27 de julho de 2012

LITURGIA DIÁRIA - VAMOS REZAR COM O GPP MACEIÓ?


Primeira leitura (Jeremias 3,14-17)

Sexta-Feira, 27 de Julho de 2012
16ª Semana Comum

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

14”Convertei-vos, filhos, que vos tendes afastado de mim, diz o Senhor, pois eu sou vosso Senhor; vou tomar-vos, um de uma cidade e dois de uma família, e vos reconduzirei a Sião; 15eu vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentarão com clarividência e sabedoria. 16Quando vos tiverdes multiplicado e crescerdes na terra, naqueles dias, diz o Senhor, não se falará mais da ‘arca da aliança do Senhor’; ela não virá à memória de ninguém, não se lembrarão dela, não a procurarão nem fabricarão outra. 17Naquele tempo, chamarão Jerusalém Trono do Senhor, em torno dela se reunirão, em nome do Senhor, todos os povos; eles não se deixarão mais levar pelas inclinações de um coração mau”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Jeremias 31)
 
— O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.
— O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

— Ouvi, nações, a palavra do Senhor e anunciai-a nas ilhas mais distantes: “Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, e o guardará qual pastor a seu rebanho!”
— Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó e o libertou do poder do prepotente. Voltarão para o monte de Sião, entre brados e cantos de alegria afluirão para as bênçãos do Senhor.
— Então a virgem dançará alegremente, também o jovem e o velho exultarão; mudarei em alegria o seu luto, serei consolo e conforto após a guerra.

Evangelho (Mateus 13,18-23)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Ouvi a parábola do semeador: 19Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. 20A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo. 22A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto. 23A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Fonte: CANÇÃO NOVA

quinta-feira, 26 de julho de 2012

VAMOS... É HORA DE REZAR A LITURGIA.



Primeira leitura (Eclesiástico 44,1.10-15)

Quinta-Feira, 26 de Julho de 2012
São Joaquim e Sant’Ana

Leitura do Livro do Eclesiástico.

1Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. 10Estes são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. 11Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são sua melhor herança. 12A descendência deles mantém-se fiel às alianças, 13e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará. 14Seus corpos serão sepultados na paz e seu nome dura através das gerações. 15Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembleia vai celebrar o seu louvor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
 
Salmo (Salmos 131)
— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.
— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

— O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!”
— Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”
— “De Davi farei brotar um forte herdeiro, acenderei ao meu ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa!”
Evangelho (Mateus 13,16-17)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejavam ver o que vedes, e não viram, desejavam ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Link: Canção Nova

quarta-feira, 25 de julho de 2012

ANIVERSÁRIO DO JOÃO PAULO


JOÃO PAULO COORDENADOR ESTADUAL DO GPP/Al e REPRESENTANTE NE DO GPP

Hoje o GPP Maceió/Alagoas está em festa porque faz mais um ano de vida nosso coordenador emérito, João Paulo da Silva.

Que Deus derrame sobre você copiosas bênçãos e que este dia possa ser marcado pela percepção de um detalhe: O AMOR DE DEUS QUE SE DERRAMA EM VOCÊ.

PARABÉNS JOÃO PAULO, SÃO OS VOTOS DO GPP/Maceió