Pe. José Otácio
Lc 6,36-38: “SEDE MISERICORDIOSOS”.Em Deus misericórdia e justiça se identificam, pois Deus é simples. O que nos permite um juízo duro com os outros? Nossa pretensão de sermos melhores; pessoas boas, que se não fazem o bem, o mal jamais; querer que a cabeça do outro seja minha. Ah, se tivéssemos espelho! Então Jesus diz-nos hoje: sede misericordiosos, não julgueis, não condeneis, dai com generosid...ade. Estas são atitudes fortes para com o próximo. A misericórdia é profundamente realista, pois se funda sobre a realidade de que todo ser humano trás na raiz mais profunda do seu ser a imagem e semelhança de Deus. A reserva de bem da pessoa humana é sempre maior que o mal que ela manifesta. A marca de amor que Deus imprimiu só está empoeirada – por vezes muito empoeirada! – podendo sempre ser reativada. Saímos das mãos de Deus como fonte límpida, já a rede de humanidade que nos acolhe e nós mesmos, nos encarregamos de colocar lixo ao longo da nossa história. Não subestimemos a força da Luz que penetra nas frestas de generosidade, das pequenas generosidades.
PONTO PARA VIVÊNCIA: Viva a compaixão, tentando ver a história de dor que pode estar atrás de cada pessoa que você é tentada a julgar.
PONTO PARA VIVÊNCIA: Viva a compaixão, tentando ver a história de dor que pode estar atrás de cada pessoa que você é tentada a julgar.
Pe. José Otácio Oliveira Guedes
Sacerdote da Arquidiocese de Niterói/RJ
Atuou no Seminário Arquidiocesano de Niterói sendo vice-reitor
Assessor da
Assessor da
Pastoral Universitária da Arquidiocese de Niterói
Nenhum comentário:
Postar um comentário