segunda-feira, 26 de novembro de 2012

MOVIDOS PELA FÉ - POR Pe. EDUARDO BRAGA PARA O ANO DA FÉ.

Pe. Eduardo Braga
 
 
Artigo do Padre Dudu       
 
O homem é verdadeiramente criado para aquilo que é grande, para o infinito. Todas as gerações sentem este impulso de ir além do habitual, do comum, do natural. Precisamos da referência ao transcendente, ao sobrenatural, ao mundo espiritual. Em uma palavra: Precisamos aceitar o dom da fé e abraça-la!

Nós, católicos, no mundo inteiro começamos a viver o Ano da Fé (11 de Outubro de 2012 à 24 de Novembro de 2013). O pedido do nosso Papa, Bento XVI, é que os crentes possam redescobrir a alegria de crer. Não pensar a fé como um elemento a mais da vida, mas como o próprio fundamento da nossa existência.

A vida movida pela fé não é apenas totalmente da vida de sentimento, mas em grande parte dos casos, é completamente oposta a ela. Aquele que vive por sensações só pode seguir a vontade de Deus ou buscar do alto quando estão ''bem''; caso contrário, se seu sentimento de alegria cessar, todas as suas atividades cessam. Isto não acontece com aquele que caminha pela fé. A nossa fé está ancorada Naquele em quem cremos e não em nós que exercitamos a ato de crer. Em outras palavras: A fé não olha primeiro para o que acontece comigo; mas para Aquele em quem eu creio. A fé contempla a Deus, enquanto o sentimento contempla o próprio ego.

Deus não muda! Ele é o mesmo nos dias nublados ou ensolarados. Por isto, aquele que vive pela fé é tão imutável quanto Deus! Ele expressa a sua fé da mesma forma ao passar pelo dia ou pela noite; mas aquele que se apoia no mundo dos sentimentos, deve seguir sua existência de altos e baixos porque os seus sentimentos estão sempre mudando. Fé não é sentir. Fé é saber! Saber que Deus agirá, que nunca me deixará, que sou vencedor.

O que Deus espera de nós, neste tempo de homens e mulheres tão frágeis, de religiões tão convenientes e ligths é que nós, seus filhos, não sejamos levados pelas ondas dos sentimentos, mas que caminhemos crendo Nele. Esta é a estrada da fé: Mover-se no horizonte da Vontade de Deus que não presta à atenção à emoção, mas exclusivamente aos propósitos de Deus.

Que Deus reanime a tua fé!

Pe. Dudu
Pe. Eduardo Braga
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito
Vicariato Rura/Arquidiocese de Niterói
Vigário Episcopal do Vicariato Rural
Fundador da Fraternidade Sacerdotal do Cenáculo
Propagador e divulgador dos escritos
da Beata Elena Guerra
Como: O Retorno da Igreja ao Cenáculo
Escritos de Fogo
Renascer no Espírito Santo
A Mulher de Pentecostes e do Cenáculo

Nenhum comentário:

Postar um comentário